Novamente venho falar das novas barcas adquiridas pelo Governo do Estado para somar na mobilidade do Rio de Janeiro. Semana passada, a secretária de Transportes Tatiana Vaz Carius trouxe boas novas numa entrevista ao programa Manhã da Globo, da Rádio Globo.
A primeira das embarcações, construída pela empresa China Shipping Group, que tem capacidade para dois mil passageiros, já passou pelos testes de mar na China. Ela vai permitir a redução do tempo de travessia Rio-Niterói de 18 para 10 minutos.
A superlotação já não será mais problema. A oferta de lugares será ampliada de 11mil no horário de pico para 24 mil. Isso vai contribuir, em muito, com a solução de outras problemáticas como a redução das filas, por exemplo. E o passageiro vai ganhar em conforto, agilidade, segurança e pontualidade.
A nova barca vai ser transportada por um navio semisubmersível, um modelo especial, mais adequado para realizar esse tipo de transporte. Outra grande boa para a mobilidade é a Linha 4do Metrô, que também está pronto, já passando pelos testes.