Niterói se destaca por ser uma das cidades que mais investe em infraestrutura para acessibilidade dos portadores de deficiência física no Brasil. Em vários pontos da cidade é possível encontrar rampas para cadeirantes, sinalização para cegos e ônibus adaptados, mas é visível a necessidade de mais investimentos. Até o fim do ano, duas novas medidas da Prefeitura em parceria com o Governo do Estado, deverão ser implantadas e prometem facilitar a vida destes moradores.
O projeto “Polígono Acessível”, que já está sendo usado, tem o objetivo de unir diversos pontos do Centro da cidade através de rampas, piso tátil e sinais sonoros de trânsito. A ideia é criar um caminho totalmente acessível, integrando pontos estratégicos do bairro, que foi escolhido por ser o de maior movimento.
Outro projeto, o “Praia sem Barreira”, trará acessibilidade aos portadores de deficiência nas praias da cidade. Serão instaladas esteiras sobre a areia para locomoção dos cadeirantes. Já na água haverá dois tipos de cadeiras com assentos reclináveis e boias. Uma alternativa confortável e muito segura.
Sou engajado na causa dos portadores de deficiência e parceiro da Associação Niteroiense dos Deficientes Físicos (Andef) e da Associação Fluminense de Reabilitação. Conheço várias pessoas que possuem alguma deficiência física e posso afirmar que são cidadãos capazes. Sem dúvida, projetos como estes são iniciativas favoráveis que se somam ao processo de inclusão e desenvolvimento social. São as bases para que o portador de deficiência garanta sua autonomia.
Sempre trabalhei bastante em benefício destes niteroienses. É minha, por exemplo, a lei que determina a todas as farmácias e drogarias da cidade disponibilizar a lista de medicamentos genéricos em Braille. Também é minha a lei que obriga bancos e instituições financeiras a adaptarem suas agências e caixas eletrônicos, internos e externos, para permitir livre acesso aos portadores de deficiência às instalações. Fiz ainda, diversas indicações solicitando construções, reformas e fiscalização dos equipamentos públicos para os portadores de deficiência.
A acessibilidade é algo muito importante. Um tema cada vez mais discutido e que deve ser tratado com seriedade.