Evitar a proliferação do Aedes aegypti é o objetivo de todos. Por isso, esta semana lançamos a campanha 10 Minutos Salvam Vidas, no Palácio Guanabara, com a presença do governador Luiz Fernando Pezão e do ministro da Saúde, Marcelo Castro. O objetivo é conscientizar a população sobre a importância de dedicar pelo menos 10 minutos da sua semana para eliminar os focos do mosquito, que além da dengue, transmite o zika vírus e a chikungunya. Convocamos todos os municípios e estamos juntos traçando planos de ação contra o Aedes. A primeira medida, já realizada, é a doação de 170 veículos para reforçar a frota dos agentes de cada cidade. Os veículos serão distribuídos da seguinte forma: cidades com população superior a 160 mil habitantes receberão 3 carros; municípios com população entre 23 mil e 160 mil habitantes ganharão 2 veículos e cidades com população inferior a 23 mil habitantes receberão 1 carro.
Também estive em Brasília reunido com secretários de saúde de outros estados, discutindo o assunto. Estamos todos trabalhando em prol de um só objetivo, que é a redução do número de casos e controle de possíveis surtos.
Mas muito além das campanhas entre governos, a participação da população é essencial. É através da conscientização que vamos conseguir vencer essa batalha. Portanto, se você me lê agora, peço a sua colaboração. Bastam 10 minutos por semana para eliminar possíveis focos do mosquito. Chame seus parentes, amigos e vizinhos e vistorie sua casa, rua, e bairro. Vamos todos juntos combater esse mal.