Hoje realizamos mais uma edição de sucesso do nosso Pedal Cultural, projeto de cicloturismo que a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca lançou em janeiro e que deu certo!
O Pedal Cultural nasceu como uma frente especial de cicloturismo para aliar lazer, esporte e cultura. Uma ação que visa a mobilidade urbana, incentivando o uso das bikes num país onde a cultura de progresso ainda é ter carro.
Nessa segunda edição, o circuito de bike com paradas pelos principais pontos históricos e turísticos de Niterói aconteceu na Ponta d’Areia. Um cantinho especial de Niterói com boas histórias pra contar.
Dentre as muitas histórias, por exemplo, a Ponta da Areia abrigou em 1583 a primeira armação (porto destinado à caça e processamento dos produtos das baleias) da Capitania.
Ou ainda o porto baleeiro que ajuda, por exemplo, a explicar o povoamento do Morro da Penha por negros que trabalhavam na armação (hoje a base militar naval) e, com a abolição da escravatura, se tornaram operários do estaleiro do Barão de Mauá.
O Pedal Cultural acontece no último domingo de cada mês, em diferentes áreas da cidade e até em outros municípios do estado, com roteiros programados para revelar importantes aspectos que muitas vezes passam despercebidos no nosso dia a dia.
Quero aqui fazer um agradecimento especial aos historiadores Marcos Vinícius Varella e Rubens Carrilho. E, claro, aos mais de 100 inscritos que pedalaram juntos, num só objetivo, e garantiram o sucesso de mais este Pedal Cultural.
E que venha a próxima edição!