Implantada no Parque das Águas, Niterói passará a contar com a primeira estação meteorológica da cidade. A estrutura terá sensores de chuva, temperatura, vento e umidade e irá recolher dados climáticos que vão funcionar como alertas meteorológicos, de acordo com o que é exigido pela Organização Meteorológica Mundial (OMM).
Em 2010, quando fui vereador, já havia sugerido, através da indicação nº 927/2010, que fosse criado um sistema que pudesse permitir a previsão do índice de chuvas na cidade já que, até então, utilizava as amostragens dos índices do Rio.
Quando foi retirado o medidor de chuvas (pluviômetro) que estava instalado no Horto de Niterói, que era de responsabilidade do SERLA, hoje INEA, e o outro aparelho que existia na UFF foi desativado, em 2008, a cidade ficou sem qualquer instrumento para medir o índice das chuvas.
Acredito que essa estação meteorológica trará grandes benefícios para a nossa cidade. O projeto não terá custo, pois é viabilizado através de uma parceria com o Sistema de Meteorologia do Estado do Rio (Simerj), da Secretaria de Estado de Defesa Civil do Estado.
É importante termos previsões climáticas que permitam uma real projeção do volume de chuvas para que sejam executadas as medidas preventivas necessárias.