No embalo da Copa do Mundo e das Olimpíadas, o governo estadual em parceria com o governo federal, quer fortalecer a política de turismo no Estado do Rio de Janeiro. O Ministério do Turismo já possui uma experiência nesse foco em estados do Nordeste e o programa sugerido prevê investimentos em produtos turísticos, na melhoria da infra-estrutura de cidades ou regiões turísticas, e no desenvolvimento da capacidade de gestão institucional e ambiental, buscando o desenvolvimento do turismo em bases sustentáveis.
O programa inclui 23 municípios do Estado e conta com o financiamento do BID e do Governo Federal através do Ministério do Turismo. Cada região receberia investimentos direcionados a sua vocação, exemplo:
* Costa do Sol (Saquarema, Araruama, São Pedro da Aldeia, Iguaba Grande, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Armação de Búzios, Casimiro de Abreu);
* Costa Verde (Parati, Angra dos Reis, Mangaratiba, Rio Claro);
* Agulhas Negras (Itatiaia e Resende);
* Serra Verde Imperial (Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo e Cachoeiras de Macacu);
* Vale do Café (Valença, Vassouras e Piraí)
* Região Metropolitana (Rio de Janeiro e Niterói)
O projeto gerido pela Secretaria Estadual de Turismo vem ao encontro dos esforços para dinamizar o desenvolvimento regional da região leste metropolitana e do interior. Essa semana, o governo estadual divulgou o encontro com a Neltur, empresa resposável pelos projetos turísticos de Niterói, que firma o início do plano piloto.