Pelo terceiro ano consecutivo, estou em Paty do Alferes para participar da Festa do Tomate. Sou um apaixonado pelas exposições agropecuárias. Frequento eventos desse tipo desde a minha infância o que me fez gostar do ambiente rural, o jeito simples das pessoas e modo tranquilo de viver.
Agora como secretário, tenho a oportunidade de contribuir para a organização desses eventos. Através deles, posso ter contato direto com a população do interior e conversar com os produtores locais. Estou me esforçando para fazer a minha parte no desenvolvimento do interior de nosso estado. Costumo dizer que um interior forte é um estado forte.
No caso da Festa do Tomate, a festividade ocorre sempre no feriado de Corpus Christi e atrai muito turistas para a cidade. Para quem ainda não conhece, Paty do Alferes é o principal fornecedor de tomates para o Estado do Rio de Janeiro. De forma bem humorada, os moradores de Paty do Alaferes costumam dizer que “a cidade produz todas as variedades de tomate, menos a de baixa qualidade”.
Quem quiser dar uma passada na festa vai poder curtir os diversos pratos feitos com tomate (claro!), assim como os shows musicais, o rodeio, o concurso da Rainha da Festa entre outras atrações e produtos locais.
Amanhã, sigo para Rio das Flores onde visitarei um centro de produção de alevinos, uma parceria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), da prefeitura e da FIPERJ. De lá, vou para Angra dos Reis para participar da abertura da Festa do Peixe. Depois vou à Ilha Grande visitar novamente o centro de produção de bijupirá. Estou levando uma boa notícia para os pesquisadores. A Faperj liberou R$ 152 mil para desenvolvimento de pesquisas no local.
Se Deus quiser vou retornar ao lar no sábado para comemorar o aniversário da minha mulher e curtir minha filha maravilhosa.
Bom feriado a todos!