O Globo de hoje publicou um estudo inédito elaborado pela Unicamp em parceira da UFBA em que compara a proteção social oferecida pelo Brasil e os EUA aos seus trabalhadores. Como parâmetro utilizaram os critérios da Organização Internacional do Trabalho. O resultado do estudo apontou que o nosso país possui mais regras de proteção ao trabalhador que os EUA.
Esse estudo demonstrou o quanto nossa legislação trabalhista é importante. Ela é a garantia de amparo ao trabalhador brasileiro. A inciativa privada, liderada por representantes do mercado internacional, faz um forte lobby para reformar nossas leis. Eles justificam dizendo ser para aumentar a oferta de emprego e os salários. Não concordo.
Nossos resultados econômicos mostram que superamos o pior estágio da crise internacional em franco crescimento e nos estabelecemos entre as 10 maiores economias do mundo, conquistando a confiança e o respeito do mundo. A oportunidade de emprego cresceu, o salário mínimo vem sendo reajustado anualmente e o poder de compra do brasileiro aumentou. Tudo isso sem alterar as leis.
O PDT defende a manutenção da legislação trabalhista relativo à proteção do trabalhador. Sua reforma deve permitir melhores condições de trabalho, não a degeneração. Nosso principal representante, o ministro Carlos Lupi tem administrado essa questão com louvor e apresentado ótimo desempenho a frente do Ministério do Trabalho.
Devemos, agora, nos empenhar para aumentar os rendimentos da população, reduzir burocracias e estimular as pequenas e médias empresas. E conquistaremos isso com uma mão de obra qualificada e consciente do seu potencial.