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Onde está a pró-atividade das concessionárias públicas?

Saiu na edição de hoje do Fluminense, na coluna Informe, uma nota sobre o mau serviço prestado pela companhia telefônica Oi aos consumidores de Nova Friburgo. Segue a reprodução:

Na linha 1
O Ministério Público, em conjunto com a Defensoria Pública, ajuizou, ontem, Ação Civil Pública contra a Telemar (atual Oi), por supostas irregularidades na prestação do serviço de telefonia fixa em Friburgo. Quatro meses após a tragédia provocada pelas chuvas, o serviço ainda não foi devidamente restabelecido em diversos bairros e não funciona adequadamente em vários outros. Na ação, o promotor e a Defensoria Pública requereram à Justiça que obrigue a empresa a restabelecer integralmente, em um prazo máximo de dez dias, o serviço de telefonia em toda cidade.

Na linha 2
Também foi pedido para que a empresa devolva em dobro os valores cobrados indevidamente dos usuários durante o período em que o serviço não foi disponibilizado; a reduzir em 50% o valor da cobrança nos casos em que o serviço foi prestado de forma defeituosa; e a indenizar os consumidores pelos danos morais sofridos.

Na linha 3
Também é requerido que a Telemar seja obrigada a manter posto próprio de atendimento pessoal ao consumidor em Nova Friburgo até que sejam sanadas todas as deficiências relativas ao restabelecimento do serviço e a pagar multa diária de R$ 50 mil, caso descumpra quaisquer das cláusulas estabelecidas na Ação Civil Pública.

A postura da Oi diante da tragédia não está de acordo do que é esperado de uma concessionária pública. Seria de bom tom ela ser parceira do governo e ajudar na recuperação das cidades da Região Serrana atingidas pelas chuvas de janeiro. Normalizar o sistema de telefonia é sua obrigação. Mas ela pode ir além.

Uma empresa de grande porte tem procedimentos administrativos qualificados capazes de resolver as questões denunciadas sem a interferência do Ministério Público. A mesma pró-atividade cobrada de seus funcionários faz-se necessária, agora, para a população. Velocidade na solução dos problemas e assistência aos consumidores desta área já deveria estar na ordem do dia da empresa desde a tragédia.

Nova Friburgo ainda sofre com as consequências das chuvas e o quanto antes for restabelecido os serviços básicos na cidade, mais rápido seus cidadãos poderão seguir com suas vidas.

Felipe Peixoto

Durante seus mandatos, Felipe aprovou mais de 100 leis e presidiu importantes Comissões, como a do Foro e Laudêmio e a da Linha 3 do Metrô. Como Secretário de Estado, Felipe foi responsável por inúmeras realizações e projetos que beneficiaram todas as regiões do RJ. 

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