A viagem está muita cansativa. Saímos na noite de terça do Rio e quase não dormi no vôo. Ao chegar em Paris, pegamos um vôo para Renes na hora do almoço e a Air France deu apenas um biscoitinho para matar a fome. Levamos mais 1h de viagem até Saint Malo onde fomos conhecer uma bela escola de pesca, o Liceu Marítimo.
Depois que chegamos no hotel, por volta de 20h (em pleno sol), tivemos 15 minutos para tomarmos banho. Em seguida, saímos para conhecer a cidade. Uma linda cidade cercadas por muralhas medievais. Ela foi toda reconstruída depois da 2ª Guerra. Às 21h fomos almoçar/jantar com a vice presidente de assuntos do mar da Região da Bretanha (tipo uma Secretaria de Estado para Assuntos do Mar). O Sol se pôs às 21:30h.
Fomos dormir à 1h da manhã. Mas tivemos que acordar às 6h (1h da manhã no Brasil), pois nossa agenda começava às 7h. Fomos conhecer o Polo do Mar em Brest (3h de viagem de onde estávamos). Uma bela experiência de centro de pesquisa e formação profissional na Região com sinergia entre empresas e Estado. Depois tivemos um belo almoço com autoridades de Brest e fomos conhecer o Instituto Francês de Assuntos do Mar. Um fantástico complexo de pesquisa. Só vendo para acreditar. Depois fomos conhecer uma empresa de tecnologia de sondas e radares para exploração de petróleo e pesca.
Depois nos deslocamos para Loriet às 21h. Lá, tivemos só 20 minutos para chegar no hotel, tomar banho e sair para um jantar com diversas autoridades locais e regionais, além de empresários do setor da pesca e construção de submarinos. Por volta de 0h, fomos conhecer o porto de pescados de Loriet. Apesar do frio na beira do mar e nos frigoríficos, tivemos a oportunidade de conhecer uma belo exemplo de estrutura de apoio a pesca. Chegamos às 2h no hotel.
Hoje, já tive que acordar bem cedo novamente. Não sobra tempo para nada! É uma agenda atrás da outra. A viagem é bem puxada, mas esta sendo uma ótima experiência para conhecer o que existe de melhor no mundo.
Abraços a todos.