Começou no dia 18 de agosto (e sem data de término!) uma importante mobilização em todo o estado. É a campanha de prevenção contra a Hepatite A para os pequenos de 1 a 2 anos incompletos, aplicada em dose única.
A vacinação está incluída no calendário de imunização infantil. E a meta é imunizar, pelo menos, 95% do total de três milhões de crianças que temos no país, com essa faixa etária, nos próximos 12 meses. A vacina tomada na infância protege para a vida inteira.
Com isso, o Brasil passa a oferecer gratuitamente à população os 14 tipos de imunobiológicos básicos, conforme orientação da Organização Mundial de Saúde (OMS). Estima-se que ocorram por ano 130 novos casos da doença a cada 100 mil habitantes. Por isso é importante a prevenção.
A Hepatite A é habitualmente benigna, e pode raramente apresentar uma forma grave. Mas, se agravada, pode levar à morte. As crianças menores de 13 anos foram responsáveis por 68,7% dos casos confirmados e constituem o grupo etário com as maiores taxas de incidência da doença.
A vacina tomada na infância protege para a vida inteira. Por isso é importante a prevenção. Em 100% dos casos, os níveis protetores de anticorpos contra o vírus são desenvolvidos no prazo de um mês após uma única dose da vacina.
Leve o seu pequeno para ser imunizado. Vamos cuidar das nossas crianças!