Um dos primeiros passos para a restauração do Cinema Icaraí começou a ser dado. Ontem, a Universidade Federal Fluminense lançou o edital do concurso de ideias para a revitalização do espaço. Estudantes de arquitetura e urbanismo irão desenvolver projetos e a proposta vencedora será usada como contribuição ao projeto final da obra.
Enquanto vereador, fui o único a ir contra o projeto de lei que previa o destombamento parcial do prédio e somente com a intervenção do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac), em 2008, do qual fui forte apoiador, que conseguimos garantir o tombamento.
Em dezembro do ano passado, o edifício foi entregue à UFF depois de uma negociação entre a Prefeitura e o reitor da universidade, Roberto Salles, que conseguiu a verba da desapropriação junto ao MEC.
Fico imensamente feliz ao falar sobre o futuro no nosso Cinema Icaraí, símbolo da história da nossa cidade. A luta dos defensores pela manutenção do cinema e pela manutenção da sua arquitetura é antiga. Tenho certeza que valeu a pena toda a mobilização a favor da preservação do prédio. O Cinema Icaraí é nosso!