O Museu do Trem, em Engenho de Dentro, no Rio, reabriu suas portas no início do mês. Fundado em 1984, o enorme galpão abriga quase 160 anos de história das ferrovias e locomotivas brasileiras. Fechado desde 2007, quando o prédio foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a cidade recebe de volta um espaço que merece ser visitado pelos cariocas.
O acervo do museu conta com mais de mil itens. Cerca de 150 peças, entre relíquias como a Baroneza, a primeira locomotiva que circulou no país, em 1854, e o vagão oficial da presidência da república, usado por Getúlio Vargas, em 1930, estão expostas ao público no mesmo terreno onde, no passado, funcionava a sede da Rede Ferroviária Federal (RFFSA).
Desde julho do ano passado, a reabertura do espaço vinha sendo reivindicada por antigos funcionários da RFFSA e também pelos interessados na memória do transporte ferroviário. Este é o único museu dedicado ao trem no Estado do Rio de Janeiro e o único espaço cultural do bairro que, recentemente, perdeu sua atração mais famosa, o Engenhão, interditado pela prefeitura por problemas estruturais.
A visitação acontece de segunda a sexta, das 10h às 15h, com entrada franca. Para agendar visitas, os interessados podem telefonar para (21) 2233-7483. O Museu do Trem fica na Rua Arquias Cordeiro, 1046, no Engenho de Dentro. Vamos prestigiar!