No dia do professor quero recordar um artigo que publiquei no blog sobre a importância do educador na formação da nossa identidade e o quanto devemos estimá-lo.
Tornar a falar sobre a valorização do professor é proposital. Volta e meia alguém me pergunta sobre o meu posicionamento à respeito da greve dos professores, que temos acompanhado desde o início de agosto, e que defende a criação de um plano que lhes ofereça melhorias nos cargos e salários e que corrija injustiças históricas.
A educação deve ser o primeiro e maior investimento em qualquer país. Ali estão crianças e jovens em busca de melhores condições de uma vida digna. O ponto de partida é o ensino.
Sou um ferrenho defensor da educação, em todas as suas esferas. Trata-se de base fundamental para o nosso desenvolvimento e para o fim das desigualdades sociais. E não existirá qualidade na educação sem a valorização de nossos educadores.
Uma das figuras mais importantes ao logo da vida de uma pessoa é o professor. Quero aproveitar a oportunidade para dedicar a todos os professores que contribuíram para a minha formação, e à minha mãe, professora e primeira educadora, a minha imensa gratidão pelas muitas e importantes lições que aprendi com cada um deles.