Depois de muito se discutir sobre o futuro do Complexo Esportivo Caio Martins, parece que, enfim, o impasse será resolvido. A Universidade Federal Fluminense vem demonstrando interesse pela administração do espaço e, em breve deve apresentar um projeto ao governador Sergio Cabral. A ideia de Roberto Salles, reitor da UFF, é torná-lo referência em esporte em Niterói e no Brasil, além de transformá-lo em um estádio multiuso para sediar grandes eventos esportivos e projetos sociais.
O Caio Martins já serviu de cenário para grandes disputas nacionais das mais diversas modalidades esportivas. No entanto, está há décadas sem passar por obras de modernização e sua estrutura não pode mais ser utilizada para competições profissionais. Hoje, é muito usado por crianças e adolescentes que usufruem, gratuitamente, de aulas de natação, judô, basquete, futebol, vôlei, ginástica estética e olímpica e jazz. A Universidade tem o Projeto UFF Esportes que patrocina alunos, funcionários e atletas. Boa iniciativa para manter e aperfeiçoar essas aulas.
A cessão do Caio Martins para a UFF, na verdade, expande o domínio da instituição na gestão de equipamentos públicos em Niterói. A possibilidade de cessão da Estação da Cantareira, que está sendo avaliada pela Secretaria Estadual da Casa Civil e a recente aquisição do Cinema Icaraí confirmam a aproximação da universidade com a sociedade, cobrada por muitos.
Acredito que será muito bom que a UFF assuma a faça um bom trabalho. É preciso entender que o esporte tem grande importância na sociedade. O estádio precisa voltar à ativa. Seria uma grande alegria vê-lo funcionando novamente e com qualidade. E você? Qual a sua opinião sobre esse projeto?