No dia 13 de janeiro, foi comemorado o nascimento de Paschoal Carlos Magno, criador do Centro Cultural Aldeia de Arcozelo, localizado em Paty do Alferes. Paschoal foi um grande militante cultural e dedicou a vida a levar a arte para o interior fluminense.
Após sua morte, o Ministério da Cultura assumiu a administração do espaço. Mas hoje ele carece de reformas e seus habitantes estão lutando por sua recuperação.
O Governo do Estado através da Secretaria de Cultura já se colocou à disposição da Funarte para ajudar na execução das obras e, inclusive, de estabelecer uma gestão compartilhada para que projetos realizados em centros culturais estaduais também sejam oferecidos no Aldeia. Um protocolo de intenções chegou a ser formulado.
A Fundação CSN (Companhia Siderúrgica Nacional) também mostrou interesse em ajudar o projeto de revitalização do centro, através da Lei de incentivo fiscal.
Depois de ouvir os relatos dos defensores do centro, entrei no circuito na tentativa de fazer este projeto sair definitivamente do papel. Na segunda (9), me reuni com o novo superintendente do Ministério da Cultura no Rio, Marcelo Veloso. Vamos buscar conciliar as agendas para fazer uma visita ao Aldeia de Arcozelo.
É de fundamental importância recuperar este espaço para que a poulação de Paty tenha acesso à cultura e conhecimento. Els são bases para a formação de uma sociedade mais humana e democrática. E estou trabalhando para ajudar nisso.
Povo de Paty, pode contar comigo nesse luta!