Na terça-feira (27), estive com moradores do Pé Pequenoe e o 12º BPM para, mais uma vez, discutirmos sobre o problema de segurança em Niterói. O encontro foi muito produtivo e a reunião terminou com a garantia da implantação do Vizinhos Integrados à Polícia (VIP). O projeto é atualmente usado em alguns bairros da Região Oceânica e vem apresentando resultados satisfatórios na diminuição de roubos a residências.
Para entendermos melhor, o VIP funciona com a atuação conjunta de todos os moradores do bairro, separados em grupos de até cinco residências. O principal objetivo de cada um desses grupos é a integração de todos os vizinhos para atuarem de forma mútua e comprometida. Para isso, os vizinhos precisam se conhecer, saber seus hábitos e ter seus contatos.
Como morador do bairro, acredito no sucesso dessa mobilização. A falta de segurança é algo que também me preocupa, principalmente por que tenho filhas pequenas em casa. Reuniões como essa são fundamentais para reconquistarmos o trabalho que existia anteriormente e para que possamos avançar no combate à violência.
Outra notícia positiva foi dada pela inspetora Santana que estava representando o secretário de Segurança e Controle Urbano do município, Rui França. Entre abril e maio, 100 PMs trabalharão em seus dias de folga colaborando com a guarda municipal. A partir de setembro, mais 100 PMs estarão ajudando a guarda. As contratações fazem parte do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis). Esses policiais militares vão ampliando a atuação da guarda municipal uma vez que suas atribuições vão além da permitida para os agentes municipais.
Também me coloquei a disposição dos moradores do Pé Pequeno e, em breve, irei marcar uma reunião com aqueles que foram vítimas de assaltos no bairro e o delegado da 77° DP. Agradeço a todos os presentes na reunião e, novamente, parabenizo o engajamento da população de Niterói nesta causa.