Blog

O mundo se despede de Nelson Mandela

Na noite de quinta (5), recebi com muito pesar a notícia do falecimento de Nelson Mandela, ícone da luta pela igualdade social que estava internado desde junho e morreu, aos 95 anos, por complicações de uma infecção pulmonar. Sem dúvidas, o exemplo desse grande líder e todo seu legado político a favor da liberdade e pela não violência, e seu repúdio contra qualquer tipo de preconceito, ficará como inspiração para todos, por muito tempo.

A luta contra o preconceito o levou a ficar 27 anos preso. Condenado à prisão perpétua, Nelson Mandela foi libertado em 1990, aos 72 anos. Três anos depois, recebeu o prêmio Nobel da Paz por sua luta contra o regime do apartheid. Na época, dividiu o prêmio com o ex-presidente da África do Sul, Frederik de Klerk, que deu início ao término do regime segregacionista e o libertou da prisão.

Em 1994, nas primeiras eleições democráticas multirraciais, foi eleito presidente da África do Sul. Em seu discurso de posse, o líder negro adotou um tom de reconciliação e superação das diferenças. Em 1999, deixou a presidência e passou a se dedicar a campanhas para reduzir os casos de Aids em seu país, arrecadando fundos para o combate à doença.

Em 2004, aos 85 anos, Mandela anunciou seu afastamento da vida pública para passar mais tempo com a família e os amigos. Já aos 92 anos, dificilmente participava de qualquer tipo de evento, devido à sua saúde frágil. Em 2012, deu início a sabatina de internações já com indícios da infecção pulmonar, provavelmente motivada pela tuberculose que contraiu durante o período que esteve preso na Ilha de Robben, na África do Sul.

Em uma de suas últimas imagens, Mandela foi visto sentando em uma cadeira, com cobertor sobre as pernas e seu rosto já não expressava mais nenhuma emoção. Muitos no mundo foram influenciados por seu esforço e luta pela dignidade humana, que o tornaram um símbolo internacional perene da resistência contra a opressão, o racismo e a desigualdade. Vá em paz, Mandela.

Felipe Peixoto

Durante seus mandatos, Felipe aprovou mais de 100 leis e presidiu importantes Comissões, como a do Foro e Laudêmio e a da Linha 3 do Metrô. Como Secretário de Estado, Felipe foi responsável por inúmeras realizações e projetos que beneficiaram todas as regiões do RJ. 

 Leia mais sobre Felipe

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Palavra-Chave

  • Tipo

  • Tema

  • Ano

  • Cargo