O Brasil de Darcy Ribeiro é um documentário muito bacana produzido pela TV Brasil, com direção de Ana Maria Magalhães. O trabalho mostra as diversas facetas deste grande cidadão brasileiro que, através da incessante busca pelo conhecimento, se tornou um dos principais atores da construção da identidade nacional. Também graças a ele, acabei me tornando político.
Uma das características marcantes de Darcy foi a sua facilidade em várias áreas de conhecimento. Como antropólogo e etnólogo indigenista, desbravou nosso país como nenhum outro, vivendo nas aldeias indígenas do Pantanal e da Amazônia por mais de dez anos. Como educador, Darcy doou o que possuía de mais belo para o nosso país. Investiu contra o analfabetismo e lutou pela reforma universitária. Queria construir um novo Brasil para as futuras gerações através da educação.
Além de antropólogo e educador, Darcy era um “fazedor”, como ele mesmo se definia. Como político, lutou pelos mais necessitados e pela construção de um país mais justo e desenvolvido. Foi um dos grandes responsáveis pela concepção dos CIEPs. Tinha certeza que através da educação contínua e de qualidade, poderíamos ter uma nova geração de cidadãos conscientes e engajados. Durante sua vida pública, Darcy foi ministro da Educação e ministro-chefe da Casa Civil do governo João Goulart. No exílio, foi assessor de Salvador Allende. Ao retornar ao Brasil, foi vice-governador do Rio de Janeiro em 1982, secretário de Cultura e coordenador do Programa Especial de Educação, no governo Leonel Brizola. Também foi senador da República de 1991 até sua morte, em 1997.
Darcy nos inspira até hoje por seu legado e preocupação constante com um Brasil igual para todos. Assistam o documentário e conheçam mais sobre a vida desse grande brasileiro: http://tvbrasil.ebc.com.br/o-brasil-de-darcy-ribeiro