Ontem, quando falei dos preparativos para receber o Rio +20, comentei que o termo desenvolvimento sustentável já faz parte do nosso dia a dia. Os brasileiros abraçaram o conceito a ponto de reagirem sempre que alguma interferência na natureza seja anunciada ou não apresente uma solução socioambiental.
Um bom exemplo de como boas ideias aos poucos conquistam espaço pode ser visto na iniciativa do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar). O Conselho recentemente revisou as regras para divulgação de publicidade, e considerou que as empresas que usarem o termo “sustentabilidade” para divulgar seus produtos ou serviços terão que comprovar a veracidade das informações e respeitar critérios.
O novo regulamento Conar já está disponível para consulta e começa a valer em primeiro de agosto. A legislação também prevê que anúncios que estimulem o desrespeito ao meio ambiente serão condenáveis e combatidos pelo órgão.
A ação do Conar é um grande passo para moralizar o uso da palavra “sustentabilidade” na mídia, evitando que as empresas se aproveitem da grande dimensão que ela está fazendo na sociedade para fins lucrativos. Isso vai ajudar a população conhecer quais são as empresas realmente atuantes na questão da sustentabilidade e suas realizações.