Como já publiquei anteriormente em outros artigos, a primeira das nove novas barcas adquiridas pelo Governo do Estado chega aqui em novembro. A novidade, agora, é que ela já tem nome. Aliás, todas as nove. Depois de uma pesquisa realizada durante a última semana, 80% dos 2.847 usuários que votaram pelo site da CCR Barcas e nos totens instalados nas estações Arariboia e Praça XV, optaram pelos pontos turísticos.
O catamarã “Pão de Açúcar” é o primeiro a chegar, totalmente refrigerado e com capacidade para dois mil passageiros. E até junho de 2015, deverão atracar nas estações operadas pela CCR as barcas “Corcovado”, “Copacabana”, “Parque da Cidade”, “Forte de Santa Cruz”, “Ilha Grande”, “Angra dos Reis”, “Itacoatiara” e “Arariboia”, também com capacidade para dois mil passageiros, cada uma. Mais duas embarcações deverão chegar depois, com capacidade para 500 pessoas.
Desde que assumiu a concessão do transporte aquaviário, em julho de 2012, a CCR Barcas vem realizando obras para melhorar a qualidade do serviço prestado. A empresa está modernizando as estações, adquiriu cinco catamarãs, ampliou a grade de horários nas linhas de Paquetá e Cocotá, instalou ar condicionado e assentos preferenciais no túnel de embarque da estação Charitas e reformou seu estaleiro, para agilizar as revisões.
Certamente as novas embarcações, que são parte de uma série de investimentos em curso no sistema, virão para solucionar alguns dos problemas que mais afligem os passageiros, como a superlotação das embarcações e a demora no tempo de espera entre as travessias, principalmente nas horas de maior movimento. O transporte por barcas é a melhor alternativa para quem precisa transitar entre Rio e Niterói. E eu, como usuário, também espero por melhorias.