Blog

Noroeste do Rio em Estado de Emergência

Compartilho com vocês o relato que acabei de receber do presidente da Fiperj, Marco Botelho, que esteve no Norte e Noroeste do Estado do Rio me representando junto às cidades atingidas pelas enchentes dos Rios Pomba e Muriaé neste final de semana. O drama maior se encontra nos municípios banhados pelo Muriaé. Lá, o rio ainda não baixou. Ao contrário, continua a subir em função da chuva que não para em Minas Gerais.

Quem quiser ajudar com donativos, pode se dirigir às sedes da Secretaria de Desenvolvimento Regional e da Fiperj, ambas em Niterói, e a Ceasa em Irajá.

 

“Felipe,

Estou retornando agora da Região Noroeste, onde passei sábado e domingo. Posso afirmar que em Miracema nada aconteceu, e em Santo Antonio de Pádua, ao menos nesses dois dias estava tudo em ordem. A enchente chegou a atingir o município no início da semana, mas a população já está limpando a cidade. Não há mais desabrigados, apenas alguns desalojados. Em Aperibé, também encontramos a cidade em ordem. Estão dando apoio aos desabrigados e aos desalojados do distrito de Funil e Flexeira que pertencem a Cambuci, mas ficam próximo a sede de Aperibé.

Já em Itaperuna, Italva, Laje de Muriaé e Cardoso Moreira o caos reina. As cidades estão de fato em Estado de Emergência (senão de quase calamidade).

Chegando em Itaperuna, pelo bairro chamado Niterói, percebemos nitidamente o nível da água do Rio Muriaé aumentando. A cidade está muito comprometida, com diversas casas e ruas alagadas. Fiz contato com Cel Douglas, Coordenador da Região Noroeste (Defesa Civil), e como sempre nossos bombeiros estão de parabéns. Foi montado um Centro de Operações onde é monitorada a distribuição de suprimentos que chegam em Itaperuna para os demais municípios atingidos por esta enchente.

Comparecemos também em Italva e Cardoso Moreira, onde estivemos com os Prefeitos Joelson e Gilson. Italva tem muitos desabrigados e desalojados, e identificamos prioridades como sacos de dormir e medicamentos. Quanto a Cardoso Moreira, fiquei impressionado, o único acesso existente é por meio de uma antiga ponte de ferro utilizada para passagem apenas de pedestre, com muitas ruas e casas alagadas.

A metade da população da cidade de Cardoso Moreira foi atingida, mas como o Rio Muriaé não da sinais de baixar seu volume d’água, ajudá-los com água e alimentos não perecíveis é vital.

Marco Botelho”

Felipe Peixoto

Durante seus mandatos, Felipe aprovou mais de 100 leis e presidiu importantes Comissões, como a do Foro e Laudêmio e a da Linha 3 do Metrô. Como Secretário de Estado, Felipe foi responsável por inúmeras realizações e projetos que beneficiaram todas as regiões do RJ. 

 Leia mais sobre Felipe

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Palavra-Chave

  • Tipo

  • Tema

  • Ano

  • Cargo