Blog

Morre Sapo Carneiro, o cônsul de Niterói

Semana passada, perdemos um ilustre apaixonado por Niterói. Sapo Carneiro faleceu aos 73 anos no último domingo, dia 13. Nascido em São Paulo, tinha um restaurante em Minas Gerais, mas seu coração era niteroiense. Tanto que criou o inusitado Consulado de Niterói em Maringá de Minas, um lugarejo que faz divisa com o Rio de Janeiro na região do Médio Paraíba.

Sapo era dono do restaurante Le Petit, bem próximo a uma ponte sobre o Rio Preto, que separa os dois estados e por causa do apelido (seu nome era Rubens), tinha uma coleção de sapos de todos os tipos, tamanhos e materiais, vindos de toda parte. Foram dados de presente por fregueses e ficam na entrada do estabelecimento, cuja cozinha é comandada por sua esposa, Miriam.

O casamento foi seu primeiro elo com Niterói. Miriam é daqui, mas ele a conheceu em São Paulo, quando era ator. Sapo foi para Maringá de Minas há 20 anos e lá, entre os clientes mais assíduos, estavam os ex-prefeitos de Niterói, João Sampaio e Jorge Roberto Silveira. Os papos duravam horas… E de tanto falar em Niterói, João Sampaio passou a considerá-lo o maior divulgador da cidade e começou a chama-lo de cônsul.

Sapo abriu o consulado quando João Sampaio morreu, em homenagem a ele e à cidade, e tem até uma placa na fachada do restaurante. A paixão de Sapo por Niterói começou no réveillon de 1973, na Praia de Itaipu, logo depois de conhecer Miriam. Voltou para São Paulo, casou-se e veio morar na cidade. Em Niterói, Sapo começou a trabalhar como vendedor de produtos para estatais.

Em 1988, passou por dificuldades porque as companhias, m crise, começaram a cancelar pedidos. Nos anos 1990, decidiu vender seu imóvel e se mudou para Nova Friburgo. Um amigo, no entanto, o levou para Maringá, onde chegou a abrir um restaurante, em sociedade, mas não deu certo. Foi quando em 1993, inaugurou o Le Petit e foram 21 anos de sucesso.

Sapo sempre foi uma figura encantadora, um verdadeiro apaixonado por Niterói. E vai deixar saudade.

Felipe Peixoto

Durante seus mandatos, Felipe aprovou mais de 100 leis e presidiu importantes Comissões, como a do Foro e Laudêmio e a da Linha 3 do Metrô. Como Secretário de Estado, Felipe foi responsável por inúmeras realizações e projetos que beneficiaram todas as regiões do RJ. 

 Leia mais sobre Felipe

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Palavra-Chave

  • Tipo

  • Tema

  • Ano

  • Cargo