A Baixada Fluminense e a Região dos Lagos vão ganhar três novos batalhões da Polícia Militar em Nova Iguaçu, Itaguaí e Araruama. A escolha por estas cidades se dá em razão do aumento de empreendimentos urbanos como o Arco Metropolitano e o Comperj, por exemplo. Além, claro, do fato de ajudar na interface entre os batalhões e as delegacias locais.
Na Baixada, Nova Iguaçu – que antes era atendida pelo 20º BPM (de Mesquita) – vai ter um batalhão exclusivo (1º BPM), para atuar na área das 52ª, 53ª e 58ª delegacias de Polícia Civil. Já Itaguaí e também Seropédica terão o policiamento feito pelo 42º BPM, que vai abranger as circunscrições das 48ª e 50ª delegacias.
Na Região dos Lagos, Araruama e Saquarema – assim como os municípios vizinhos de Rio Bonito e Silva Jardim – vão ser atendidas pelo 13º BPM, que corresponde à região das 118ª, 119ª, 120ª e 124ª DPs. Sendo assim, o 25º Batalhão da PM em Cabo Frio ficará somente com os municípios de São Pedro da Aldeia, Cabo Frio, Búzios, Iguaba Grande e Arraial do Cabo.
A melhor distribuição do efetivo da Polícia Militar é, sem dúvidas, um dos mais significativos benefícios para os moradores destas cidades, que ganham com a melhoria na prestação do serviço. A autorização para instalação dos batalhões foi publicada esta semana no Diário Oficial do Estado.