Aqueles que estão se dirigindo para as Regiões Norte e Noroeste do Estado do Rio estão encontrando muitas dificuldades com o bloqueio de vias importantes como a RJ 116 e a BR 356.
Para quem está no Rio de Janeiro e quer ir para o Noroeste a opção mais rápida é pela BR 116 (Rio x Juiz de Fora) e entrar na BR 393 em Além Paraíba, Minas Gerais. Ao retornar ao Estado do Rio, pegar a RJ 186. Essa estrada dará acesso a cidade de Santo Antônio de Pádua. Lá é possível pegar a RJ 116 para as cidades de Miracema e Aperibé. Todas as três cidades já estão sem água nas ruas, possibilitando o trânsito.
O problema maior está em Laje do Muriaé aonde o Rio Muriaé corta no meio. Lá, o nível do Rio ainda está alto e coloca em risco uma ponte. A cidade continua alagada, totalmente interditada. Só é possível transitar de barco.
Situação mais complicada é para quem precisa ir do Norte ao Noroeste e vice-versa. Com a ruptura da BR 356 em Campos, o trânsito neste trecho está bloqueado. Mas há uma alternativa. É longa, mas é possível. É uma sugestão que eu recebi no Twitter do blog Diário Riostriense que reproduzo aqui como utilidade pública:
“A melhor opção no momento para acessar Itaperuna para quem sai de campos dos Goytacazes, é seguir até o Km 15 da BR-101 sentido Espírito Santo, e acessar à esquerda a RJ-230, sentido Santa Maria e Santo Eduardo, seguindo até o trevo de Bom Jesus do Itabapoana, acessando à esquerda novamente na RJ-186 sentido Itaperuna, que no trevo, será acessada novamente a BR-356, sentido à Itaperuna à direita, e ao chegar ao centro de Itaperuna, dirigir com cautela pois o trânsito se encontra interrompido em alguns pontos.”
Para melhor visualização, segue o link do mapa rodoviário do DER-RJ: http://www.der.rj.gov.br/mapas_n/mapasdow/mapa2006-A0.jpg
Como a situação ainda é de calamidade e o Estado do Rio encontra-se em alerta máximo, peço que se dirijam às regiões somente os interessados em prestar socorro à população.