Blog

Desafio Intermodal: pelo uso da bicicleta como meio de transporte


Niterói realizou ontem a primeira edição do Desafio Intermodal. Trazer a competição para a cidade foi uma iniciativa da Nittrans em parceria com o grupo Transporte Ativo, idealizador da prova. Nesse desafio, são testadas as performances de várias modalidades de transportes com o objetivo de avaliar a mobilidade das pessoas no centro urbano.
O Desafio Intermodal já está em sua sexta edição no Rio de Janeiro. Mas a realização da prova em Niterói é especial. A cidade é a primeira do Estado que tem um projeto específico para a mobilidade das bicicletas, amparada pela Lei do Estatuto da Bicicleta. Aqui também foi realizado o maior seminário sobre mobilidade sustentável do país com presença de especialistas internacionais e grande participação dos usuários.
A competição ontem contou com a participação de 12 voluntários que deveriam seguir da estação das Barcas no Centro até o colégio Salesianos em Santa Rosa, a partir das 18h, em pleno rush, utilizando bicicletas, skate, carros, moto, táxi, ônibus ou simplesmente caminhando Foram definidos também percursos distintos para cronometrar o tempo da viagem. Um trajeto incluía a Rua da Conceição, passando pelas avenidas Marques de Paraná e Roberto Silveira e as ruas Lemos Cunha e Mariz e Barros. O outro passava pelo Ingá e Icaraí.
A primeiro a chegar ao destino foi a bicicleta em 14min52s pelo trajeto Rua da Conceição. Seguido pelo skate 16min52, pela moto 21min48s e por outra bicicleta 23min20s. Entre os últimos colocados estão os ônibus. Mas o lanterninha foi carro que veio pela Rua da Conceição com o tempo de 46min24s.
Outros dados como emissão de poluentes, conforto e custo, além do fator tempo, serão estudados. Mas esse resultado preliminar já mostra que Niterói precisa repensar seu sistema de transporte urbano, considerando com seriedade os veículos alternativos ao carro particular. Isso fica evidente quando percebemos que, dentre as quatro modalidades mais rápidas, apenas um é poluente.
Além disso, mostra a eficiência da bicicleta em percursos curtos, entre bairros. Nas competições realizadas no Rio, as bicicletas também apresentaram ótimos resultados estando sempre entre os primeiros colocados. E sua grande vantagem é que ele é econômico, saudável e sustentável para o meio ambiente.
Espero que os resultados dessa competição provoquem a reflexão da sociedade a respeito da importância da mobilidade urbana sustentável e que seja o ponto de partida para o uso efetivo da bicicleta como meio de transporte em nossa cidade.

Felipe Peixoto

Durante seus mandatos, Felipe aprovou mais de 100 leis e presidiu importantes Comissões, como a do Foro e Laudêmio e a da Linha 3 do Metrô. Como Secretário de Estado, Felipe foi responsável por inúmeras realizações e projetos que beneficiaram todas as regiões do RJ. 

 Leia mais sobre Felipe

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Palavra-Chave

  • Tipo

  • Tema

  • Ano

  • Cargo