Não existe desenvolvimento que se sustente sem educação. É no aprendizado, no avanço da escolaridade, que permite a ascensão, tanto do país quanto de todo cidadão.
Na educação, isso vem acontecendo muito devagar. Necessitamos de mudanças radicais para acelerar o processo educacional. Caso não sejam implementadas, a tão propagada prosperidade do País pode ficar fragilizada. É preciso garantir as bases do crescimento intelectual da população para o desenvolvimento econômico ser sólido e o progresso contínuo.
O Movimento Educacionista, liderado pelo Senador Cristovam Buarque, surgiu para mudar os rumos da educação. Seu objetivo maior é promover a educação de forma integral e participativa. Por ser um movimento apartidário, sem fins lucrativos e totalmente pró-educação, busca promover a revolução na educação do Brasil. O movimento reúne homens e mulheres, de todas as idades e opções partidárias, formando uma ação da cidadania brasileira em luta permanente para que o país se transforme em uma sociedade justa, que respeite os direitos humanos e conceda oportunidades iguais para todos.
O caminho para promover esta revolução é colocar a educação como principal foco do desenvolvimento, sem desculpas ou subterfúgios. É preciso lutar e mudar a educação de base. Sem o ensino fundamental não há um bom ensino médio, não há uma boa universidade. A educação é esta longa estrada a percorrer.
É fundamental a implantação de uma carreira nacional do magistério para a educação de base, com a adequação dos espaços físicos já existentes e a definição do horário de tempo integral, para vir aglutinar esse enorme potencial territorial e social existente no Brasil.
Só a educação é capaz de fazer com que todos os cidadãos tenham o preparo necessário para que, no futuro, possam alcançar as melhores condições por uma vida digna. Não podemos deixar de convocar a sociedade para que se organize e passe a exigir o cumprimento das leis que garantam todos os direitos na área da educação. Precisamos colocar, imediatamente, a educação em primeiro lugar. Não há mais tempo a perder.