Blog

Corrupção: um entrave para o desenvolvimento do Brasil

Mesmo passados alguns dias, não posso deixar de comentar sobre a manifestação “Todos Contra a Corrupção” ocorrida na Cinelândia na última terça-feira. A corrupção é um dos grandes entraves para o desenvolvimento do Brasil. Não é o único. Acredito que a falta de iniciativa dos gestores e a burocracia também contribuem bastante para isso. Mas o ato de desviar verbas é, sem dúvida, o mais revoltante.

Desde a polêmica das privatizações, a população manteve-se anestesiada a cada denúncia de corrupção. Um sentimento de “não tem jeito” dominou as pessoas que preferiram cuidar de suas próprias vidas, desconsiderando que não é possível ter uma vida digna fora da coletividade.

Não se fazer presente no debate político é a pior atitude que a sociedade pode ter. Porque não há mudança efetiva que não passe pela política. Ao ir à rua manifestar contra a corrupção, os participantes tiveram uma postura política, mesmo que isso não fosse intencional. A mobilização popular é algo que deve ser permanente e não se restringe a reuniões em locais públicos, como também (e principalmente) fiscalizando e cobrando dos seus representantes atuações sérias e eficientes no trato com a coisa pública. Afinal, não basta apenas eleger o seu representante e se lembrar dele na eleição seguinte.

Apesar de todas as decepções, devemos manter firme a esperança da mudança e procurar participar sempre. A transformação que desejamos só acontecerá com persistência. Até lá, muitos líderes ainda surgirão que não atenderão plenamente as expectativas. Mas se eles não roubarem o dinheiro público, já será um grande avanço.

Uma das coisas em que balizei minha trajetória política foi a defesa do patrimônio e erário público. E não vou me abster de me manifestar em função das críticas por ter assumido um cargo executivo. Entendo ser essa uma oportunidade de mostrar que é possível fazer política com honestidade e comprometimento, agindo com ideias novas e propostas bem elaboradas. É o resultado do bom trabalho que deve prevalecer. Eu tenho consciência de que faço a minha parte com muita dedicação e espero ver, um dia, um cenário político com indivíduos com a mesma motivação.

Felipe Peixoto

Durante seus mandatos, Felipe aprovou mais de 100 leis e presidiu importantes Comissões, como a do Foro e Laudêmio e a da Linha 3 do Metrô. Como Secretário de Estado, Felipe foi responsável por inúmeras realizações e projetos que beneficiaram todas as regiões do RJ. 

 Leia mais sobre Felipe

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Palavra-Chave

  • Tipo

  • Tema

  • Ano

  • Cargo