Blog

Cidadania: o legado da Agenda 21

Semana passada estive na cerimônia de apresentação da Agenda 21 de Niterói. O evento marcou o final de um ciclo, pois foi a última cidade do Conleste a receber o documento.
A Agenda 21 de Niterói foi um projeto audacioso, realizado com uma dedicação enorme. Ele é um produto do povo, elaborado a partir de mais de 700 reuniões com representantes do governo, empresas, ONGs e lideranças comunitárias. Foram três anos de intenso debate para o apontamento das principais propostas para transformar Niterói em uma cidade sustentável e boa de viver, aliado ao crescimento econômico e urbano.
Todos os pontos apresentados no documento são resultado do consenso das discussões o que, particularmente, considero louvável. Um verdadeiro exercício de cidadania. Quem é do ambiente político sabe o quanto é difícil chegar a isso. Mas o desafio foi superado e hoje Niterói possui um guia de políticas públicas independente de gestão de governo ou posição partidária.
Eu fiquei muito feliz de participar do evento. Foi um momento especial. Me fez recordar de quando estava na 8ª série e participei junto com outros colegas de colégio da ECO 92 no Aterro do Flamengo. Ali, o sonho de muita gente interessada em construir um mundo melhor ganhou forma e virou compromisso internacional.
Hoje, me sinto lisonjeado de participar do maior projeto do mundo voltado para sustentabilidade das cidades como representante público e Secretário de Estado. Esse projeto foi o principal motivo do convite feito pelo governador Sérgio Cabral para ocupar um cargo no executivo. Nosso compromisso é auxiliar os municípios afetados pela instalação do Comperj a preparar seus planos diretores e projetos de infraestrutura.
Não posso deixar de parabenizar a Petrobras pela brilhante iniciativa. A empresa assumiu para si a responsabilidade pela elaboração e organização do projeto Agenda 21, apesar de toda sua complexidade e dificuldades encontradas. A todos os colaboradores, meu sincero reconhecimento.

Felipe Peixoto

Durante seus mandatos, Felipe aprovou mais de 100 leis e presidiu importantes Comissões, como a do Foro e Laudêmio e a da Linha 3 do Metrô. Como Secretário de Estado, Felipe foi responsável por inúmeras realizações e projetos que beneficiaram todas as regiões do RJ. 

 Leia mais sobre Felipe

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Palavra-Chave

  • Tipo

  • Tema

  • Ano

  • Cargo