Ciclovias mudam cidade do interior paulista
O Jornal da Record do dia 29 mostrou o resultado dos investimentos em ciclovia feitos pela cidade de Sorocaba. Quando as pistas começaram a ser construídas, há quatro anos, nem se pensava em transformar a bicicleta como um transporte alternativo. Hoje, elas já fazem parte da rotina da população.
Sorocaba tem hoje 74 km em ciclovias. Elas atravessam a cidade, e não se restrigem apenas ao centro. E ao que tudo indica o modelo deu certo e as vias serão ampliadas a outras regiões.
Este é um ótimo exemplo de como as ciclovias podem e devem fazer parte do sistema de transporte e trânsito das cidades. Aqui no Rio de Janeiro, a Secretaria de Estado de Transportes criou o programa Rio Estado da Bicicleta com o objetivo de estimular a cultura do transporte alternativo no estado.
Niterói, que, em maio, aprovou o Estatuto da Bicicleta, já está trabalhando em parceria com o Governo do Estado para transformar esta lei em realidade. O primeiro estudo que está sendo realizado é para a construção da ciclovia Barreto x Gragoatá. Mas, a iniciativa deve ir além. É preciso fazer um amplo projeto que garanta ao município infraestrutura capaz de oferecer mobilidade segura e adequada para pedestres e ciclistas.