Na próxima terça, dia 30, será exibido no auditório da Câmara de Niterói, às 18h, o filme “Dossiê Jango”, do diretor Paulo Henrique Fontenelle. O filme aborda o conturbado período em que o ex-presidente João Goulart viveu no exílio e as circunstâncias de sua morte e chama atenção para o debate em torno da necessidade de investigação e esclarecimento público desse período da nossa história política e a era das ditaduras militares.
João Goulart foi eleito presidente do Brasil, em 1961. Nascido em São Borja, no Rio Grande do Sul, entrou para a vida pública com o apoio de seu conterrâneo e amigo particular, Getúlio Vargas. Em 1964, após o golpe de Estado, deixou o cargo. Depois disso, Jango viveu exilado no Uruguai e na Argentina, onde morreu aos 57 anos.
Periodicamente, o Espaço Cinema da Câmara exibe filmes e documentários, com entrada franca, de temas históricos e logo após acontece um debate com um historiador sobre o tema exibido. A lista de exibições já realizadas inclui documentários de cunho político como, por exemplo, “Marighella – retrato falado do guerrilheiro” e “Hércules 56”. Uma boa iniciativa que aproxima a sociedade da cultura e do Poder Legislativo.