Começaram, ontem, as aulas do Pré-Vestibular Social (PVS) da Escola do Legislativo do Rio (Elerj), organizado pela Fundação Centro de Ciências e Educação à Distância do Estado do Rio (Cecierj), em parceria com a Alerj. O curso é gratuito e oferecido a estudantes de baixa renda que, muitas vezes, precisam estudar e trabalhar ao mesmo tempo.
Conciliar essa rotina nem sempre é fácil e a iniciativa do curso é fundamental para que estes alunos também possam disputar vagas nas universidades do país. O índice de aprovação dos frequentadores do PVS é de até 72% para UERJ, UFRJ, UniRio, PUC e o Consórcio Cederj, que oferece cursos de graduação à distância.
Esse ano, as aulas do PVS vão até dezembro e acontecerão duas vezes por semana, segundas e quartas, das 18 às 22h, com aulas de biologia, física, química, geografia, história, matemática, português, redação e inglês. No segundo semestre, serão abertas inscrições para o curso intensivo, com o mesmo objetivo.
O PVS é uma boa iniciativa que fortalece a importância do Poder Legislativo no processo de democratização do acesso às universidades. Educação de qualidade é essencial para o desenvolvimento humano, além de ser um direito de todos.