A nossa mobilização na cidade de Niterói defendendo os GPAEs – Grupamento de Policiamento em Áreas Especiais surtiu o efeito desejado. O secretário de segurança do Estado do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, entendeu a importância deste projeto para os morros do Estado e do Cavalão. Apesar de não estarem funcionando adequadamente, os GPAEs contam com o apoio e o respeito dos moradores.
Em março último, encaminhei ofício ao secretário Beltrame solicitando esclarecer e repensar seu posicionamento quanto às UPPs no município de Niterói.
Agora o secretário de estado de segurança toma decisão acertada em prol dos moradores dessas comunidades e informa, através de ofício, a continuação desses GPAEs.
Apesar da sua não extinção, se faz necessário retomar os investimentos nessas unidades, complementando as ações sociais anteriormente desenvolvidas durante anos, com parceria entre o Governo do Estado, a Prefeitura e as ONGs que atuam no local.
Defendo a transformação destas unidades em UPPs. Defendo também a expansão das UPPs para outras áreas da região metropolitana.
Sei que o secretário Beltrame está atento aos problemas de segurança em nosso Estado. Contamos com a sua sensibilidade e firmeza em suas ações.