Hoje vou chamar atenção para um ponto importante que os eleitores de Niterói devem estar atentos: o recadastramento biométrico. A medida é uma determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e está sendo realizada desde abril em pontos estratégicos da cidade e também no Centro do Rio. No entanto, são poucos os que já procuraram os postos para cadastrarem suas digitais.
Três meses depois de dar início ao processo de cadastramento, foram contabilizados 154 mil registros, mas o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), calcula que ainda faltam 200 mil eleitores. Uma das possibilidades analisadas pelo órgão para estimular as pessoas é redefinir os locais dos postos de atendimento. Mas o prazo para o recadastramento prevalece. Vai até o dia 31 de outubro.
Nas urnas, esse sistema vai substituir o título de eleitor. Lembro que quem não adotar o novo sistema não poderá votar em 2014 e terá o título automaticamente cancelado. Votar é, além de um exercício de cidadania, a garantia da participação popular no sistema político brasileiro, um tema tão em voga nos últimos meses.
Os eleitores podem se cadastrar no Caio Martins, das 9h às 17h; no Fórum da Região Oceânica, em Pendotiba, das 11h às 18h; e no Centro Cultural da Justiça Eleitoral, no Centro do Rio, das 11h às 19h. Sendo que nos dois últimos, é necessário agendamento pelo site www.tre-rj.jus.br. Não esqueça de levar identidade, comprovante de residência, título de eleitor e o CPF.