Entra em cartaz na terça, dia 12, no Solar do Jambeiro, a exposição “O Norte Inglês: Um Retrato Pós-Industrial”, do fotógrafo niteroiense Rudy Bustamante, de 24 anos, que reúne 33 imagens suas, tiradas no norte da Inglaterra – onde mora desde os oito anos de idade – entre dezembro de 2013 e março de 2014.
A mostra é uma tentativa de transmitir a sensação de um estranho em um lugar novo, e descrever esse lugar para o público estrangeiro. Rudy conta que passou quase todos os dias, durante esses meses, fotografando estranhos, e começou a pensar como seria essa visão para quem não vive o cotidiano inglês.
Foi então, diz ele, que passou a observar tudo como se fosse novo para ele, assim como seria para os de fora. E a expectativa de expor em sua terra natal é tamanha, que Rudy já planeja uma versão do projeto aqui para levar de volta para a Inglaterra. Um intercâmbio de culturas e costumes.
Rudy estudou arte por vários anos antes de descobrir a fotografia e o filme. E usa a técnica como uma forma de preservar a ligação emocional que tem com o momento capturado, revelando o significado semântico de situações da vida cotidiana, em vez de reordenar as percepções existentes, como em uma pintura.
Essa é sua primeira exposição individual no Brasil e, sem dúvidas, fomos privilegiados. A mostra segue até o dia 30 de setembro. O Solar do Jambeiro fica na Rua Presidente Domiciano, 195, no Ingá. De terça a domingo, das 10h às 18h, com entrada franca. Vale a pena conferir!