Na última quinta (28), a Câmara de Niterói aprovou o Plano de Cargos, Carreira e Salários (PCCS) dos profissionais da rede municipal de ensino. Uma importante conquista para nossos professores, a qual não poderia deixar passar em branco.
A proposta que cria o PCCS foi aprovada por 15 votos a favor e cinco contra e prevê alguns benefícios. Entre eles um adicional ao salário do servidor de 5% a partir de janeiro do próximo ano. Em 2015, esse percentual será de 10% e, em 2016, 15%, independente da melhoria salarial que a categoria irá receber.
O PCCS também inclui as merendeiras e auxiliares de sérviços gerais que vão passar a receber insalubridade pelos trabalhos que realizam. Servidores aposentados, no entanto, só terão direito às melhorias a partir de 2017.
Sempre defendi a causa educacionista, em todas assuas esferas. É uma das principais bandeiras do PDT. Penso que educação deve ser o primeiro e maior investimento em qualquer país. Trata-se da base principal para o nosso desenvolvimento e para o fim das desigualdades sociais.
A aprovação do PCCS é uma resposta positiva aos muitos servidores que reivindicavam um plano que pudesse oferecer melhorias nos cargos e salários e que pudesse corrigir injustiças históricas. A educação é direito fundamental e essencial do ser humano. E não existe educação de qualidade sem a valorização do professor.