O Coral do Centro Educacional de Niterói (CEN) está completando 50 anos em 2012. Fundado pelo professor e maestro Ermano de Sá em 1962, o grupo já se apresentou em diversas salas de concertos, rádios, emissoras de televisão, encontros e concursos. O Coral do CEN, regido atualmente por Luiz Carlos F. Peçanha, é uma peça importante no desenvolvimento dos jovens e um símbolo para a cultura de Niterói.
Foi à frente do Coral do CEN que o maestro Ermano tornou-se um dos principais regentes de corais do Brasil. Em 2006, ele foi homenageado na Câmara Municipal com o Título de Cidadão Niteroiense.
Eu cursei todo o ensino médio no Centro Educacional. Nessa época, assumi a presidência do grêmio estudantil, que conquistou diversas melhorias para os alunos da escola. Organizei o Cine CEN e a Rádio de Pilha, com recursos do grêmio. O Centro marcou minha vida por ser uma escola de referência, que valoriza a criatividade e versatilidade dos estudantes através dos esportes, das artes e do ensino, incluindo, em sua grade, matérias diferenciadas.
Lembro, também, da emoção que Ermano sentia ao conduzir o Coral. Em mais de 40 anos de atividade, sempre encarou o canto como uma importante atividade complementar à formação dos alunos.
Nunca existiu qualquer tipo de seleção para ingressar no grupo. O aluno, com ou sem experiência em canto, sempre teve a oportunidade de participar. A técnica para se expressar melhor na música acontece durante os ensaios, de forma própria e cautelosa.
Dias atrás estive reunido com os integrantes do Projeto Nomes e assumi o compromisso de ampliar o projeto também para área da cultura musical. Quero homenagear o maestro Ermano, que realiza um belo trabalho, levando sua experiência em canto para as crianças da rede pública de ensino.
Tradicionalmente, o Projeto Nomes dá oportunidade da prática de atividades físicas a pessoas de todas as idades em todas as regiões da cidade. O projeto é dividido em núcleos, e cada núcleo atende uma determinada demanda de público. Sei da importância desses projetos para Niterói e, por isso, assumi o compromisso de continuar investindo no Projeto Nomes.
Em tempo: em outubro, entra em cartaz na Sala Carlos Couto (anexo do Teatro Municipal de Niterói) a exposição ‘Coral do Centro Educacional de Niterói: contando e cantando os 50 anos do CEN’. Vale a pena conferir!