Blog

1º Fórum Mundial da Bicicleta mobilizou ativistas do ciclismo neste fim de semana

No dia 25 de fevereiro, completou um ano o chocante atropelamento de ciclistas que participavam de uma manifestação em Porto Alegre. Há época, escrevi um artigo criticando a atitude irresponsável do motorista e pelo péssimo exemplo dado ao filho que assistiu tudo no banco do carona.
Para lembrar a data, ativistas da causa da bicicleta realizaram de quinta até ontem o 1º Fórum Mundial da Bicicleta. O evento reuniu especialistas, urbanistas e apaixonados por ciclismo em uma discussão qualificada sobre o uso da bicicleta como meio de transporte nas grandes cidades.
A ideia é organizar o debate para cobrar maior participação das bikes nos sistema de transporte, exigindo das administrações municipais infraestrutura cicloviária, sinalização adequada e ligação com outros tipos de transporte, a chamada intermodalidade.
Essa foi a discussão que iniciei enquanto vereador de Niterói e que busquei garantir com o Estatuto da Bicicleta que vigora atualmente na cidade. Algumas medidas simples como rotas cicláveis, ciclofaixas e paraciclos já estão sendo demarcados. Mas ainda faltam as ciclovias que fazem parte dos corredores viários e cujas obras já estão previstas.
O projeto de estrutura cicloviária da Niterói ainda vai estar relacionado com o sistema de barcas, ônibus e metrô, no Centro da cidade. A intervenção será realizada pelo Governo do Estado.
Muito se fala sobre a ineficiência da bicicleta como veículo. E há quem desqualifique a proposta do transporte sustentável. Isso é de se esperar. As pessoas temem que as ciclovias roubem o espaço do carro. Esta mesma desconfiança também aconteceu entre os moradores de Paris, Londres, Amsterdã e várias outras cidades do mundo que adotaram uma política voltada para o transporte por bicicleta. Entretanto, os resultados apresentados em longo prazo foram ótimos e hoje estas cidades exportam soluções cicloviárias.
Eu acredito numa Niterói ciclável. E observando as experiências dessas cidades, sei que uma vez oferecida a infraestrutura, as pessoas naturalmente vão romper o preconceito e passarão a usufruir as ciclovias em maior número e frequência. Será uma questão de tempo.

Felipe Peixoto

Durante seus mandatos, Felipe aprovou mais de 100 leis e presidiu importantes Comissões, como a do Foro e Laudêmio e a da Linha 3 do Metrô. Como Secretário de Estado, Felipe foi responsável por inúmeras realizações e projetos que beneficiaram todas as regiões do RJ. 

 Leia mais sobre Felipe

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Palavra-Chave

  • Tipo

  • Tema

  • Ano

  • Cargo