Seja no cinema, na TV ou na internet, Niterói vem servindo de cenário para um número cada vez maior de projetos audiovisuais. Bom exemplo é o destaque mais recente das telonas brasileiras, o filme Minha mãe é uma peça, protagonizado pelo ator niteroiense Paulo Gustavo, que levou nada menos que 4,6 milhões de pessoas às salas de cinema este ano e provou que nossa cidade pode ser inspiração para qualquer produção de sucesso.
Bom exemplo também é a web série De repente, amor!, produzida exclusivamente para a internet, com o intuito de mostrar a rotina de Niterói que as pessoas estão acostumadas a ver, tendo como locação os bairros de Boa Viagem, Icaraí e Itacoatiara. Até a semana passada, os seis episódios colocados na rede já contabilizavam mais de cinco mil visualizações. O último da temporada será exibido no dia 4 de janeiro.
Outro projeto que tem Niterói como cenário é o canal de humor Vamo que vamo, disponível no youtube, criado por quatro atores niteroienses. O canal tem dois mil espectadores inscritos e os 15 vídeos já exibidos somam mais de cem mil visualizações. Inclusive, o programa exibe uma série chamada Jeitinho de Nikity que brinca com o cotidiano e as peculiaridades da cidade de um jeito único.
Há ainda um projeto em fase de conclusão de curta-metragem do cineasta Paulo Ballard, sobre a história de Niterói. Do lado de cá mostra, de forma bem humorada, situações das mais diversas vividas pelos moradores e mostra que nossa cidade tem muito a oferecer em entretenimento. O lançamento está previsto para março.
Fico feliz pelo espaço que Niterói está conquistando na mídia. Nossa cidade tem uma paisagem tão inspiradora como qualquer outra e merece essa notoriedade. Sem falar, que ganhamos com o turismo local. Niterói tem uma bela história que merece ser contada. E prestigiada.