No dia 31 de outubro se encerra o prazo para o recadastramento biométrico em Niterói. E uma considerável parcela dos moradores ainda não regularizou sua situação. Nas urnas, esse sistema vai substituir o título de eleitor. E que quem não adotar o novo sistema terá o documento automaticamente cancelado.
Com isso, o eleitor de Niterói além de ficar impedido de votar nas próximas eleições, não poderá tirar passaporte e CPF, nem prestar concurso público e obter empréstimos em bancos oficiais. Se for funcionário público, não poderá receber remuneração, nem renovar matrícula em universidades. Por isso é importante ficarmos atentos!
A medida do recadastramento biométrico é uma determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e está sendo realizada desde abril em pontos estratégicos da cidade e também no Centro do Rio.
Além do posto instalado no Caio Martins, que funciona de segunda à sexta, das 9h às 17h, e no sábado, das 9h às 14h, há ainda três outros postos de atendimento. A Central de Atendimento ao Eleitor (CAE), na Rua Visconde de Sepetiba, no Centro, fundos da Prefeitura, funciona durante a semana das 11h às 19h. No Fórum da Região Oceânica, o serviço é oferecido das 11h às 18h. E no Centro Cultural da Justiça Eleitoral, no Centro do Rio, o horário de funcionamento é das 11h às 19h.
Votar é mais que um exercício de cidadania. É a garantia da participação popular no sistema político brasileiro, um tema tão em voga nos últimos meses.