A série ‘Autismo: Universo Particular’ apresentada no programa Fantástico tem sido muio esclarecedora. A cada episódio acompanhamos histórias de vários pacientes portadores do transtorno para mostrar como vivem as famílias e como essas pessoas conseguem driblar os limites da comunicação e ter uma boa convivência familiar e social.
O programa aborda temas relacionados ao transtorno do autismo como sintomas, diagnóstico, direitos e benefícios com tratamento e educação adequados, assim como o futuro dos pacientes através da inclusão no mercado de trabalho, por exemplo. Antes considerado como uma condição rara, os especialistas diziam que o distúrbio atingia quatro indivíduos para cada dez mil pessoas. Hoje, existe uma pessoa com autismo para cada 100.
O autismo é considerado um distúrbio no desenvolvimento que altera a capacidade de comunicação, socialização e comportamento do paciente. Algumas crianças possuem inteligência e fala intactas, já outras têm sérios problemas no desenvolvimento da linguagem. Quando adultos são capazes de ter sucesso na vida profissional. No entanto, problemas na comunicação e na socialização sempre trarão dificuldades.
Em 2012, o Governo Federal sancionou a lei nº 12.764, ou Lei Berenice Piana, que assegura aos autistas os mesmos diretos das pessoas com necessidades especiais. E o Ministério da Saúde anunciou a primeira política pública voltada especificamente para o tratamento de pessoas com essa condição.
Há seis anos, a ONU proclamou o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, comemorado em 2 de abril, para chamar atenção da sociedade e dos governantes para a importância de investir no diagnóstico precoce, na inclusão social, no tratamento e na educação de qualidade. É muito importante que esse diagnóstico seja realizado antes mesmo dos três anos de idade. Assim, maiores serão as chances de favorecer o desenvolvimento e a integração social das pessoas com autismo.