Semana passada aconteceu, na Livraria Icaraí, o lançamento do livro ‘Cinematographo em Nictheroy – História das salas de cinema em Niterói’ do professor do curso de Cinema da UFF, Rafael de Luna Freire.
Rafael é irmão do meu amigo, o produtor cultural Pedro de Luna, um dos fundadores do Arariboia Rock, que apoio desde 2004, quando o movimento surgiu.
No livro, Rafael faz um estudo sobre o papel do cinema em Niterói desde o século XIX até os dias de hoje. Fala sobre a história das salas de cinema de Niterói e como elas acompanharam as transformações sociais, urbanas e comportamentais da cidade.
Um dos pontos abordados por Rafael é a trajetória de aberturas e fechamentos das salas de cinema da cidade como o Cinema Icaraí, por exemplo. Eu acompanhei de perto esse impasse.
A luta dos defensores pela manutenção do cinema e pela manutenção da sua arquitetura é antiga. Lembro que, enquanto vereador, fui o único a ir contra o projeto de lei que previa o destombamento parcial do prédio e somente com a intervenção do Inepac, em 2008, do qual fui forte apoiador, conseguimos garantir o tombamento.
‘Cinematographo em Nictheroy’ foi lançado pela Editora Niterói Livros e está à venda nas livrarias da cidade. Sem dúvidas, é uma ótima dica de leitura aos apaixonados por cinema.