A mobilidade urbana está em destaque nos debates e projetos que temos acompanhado. Esse é um tema antigo que defendo e que ganhou forte aliado no inicio deste ano, quando o Governo Federal sancionou a Lei 12.587/2012 que institui diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana. Nesses últimos dias, participei de alguns eventos relacionados ao tema.
Na semana passada, estive presente no 2º Seminário Sobre Mobilidade Urbana Sustentável, no auditório da Universidade La Salle, em Santa Rosa. Discutimos questões de prioridade no planejamento urbano e tivemos um encontro muito proveitoso, que resultou na assinatura de um convênio destinado a estruturar as várias modalidades de deslocamento da população, firmado entre a Nittrans e o Instituto de Política de Transporte e Desenvolvimento (IDTP).
No seminário, assisti também uma palestra muito interessante da especialista inglesa Jessica Morris sobre a concessão de espaço para o uso de automóveis, com ênfase na valorização dos espaços disponíveis para as pessoas, os ciclistas e o transporte público coletivo de qualidade.
O domingo (17), participei de um passeio ciclístico de encerramento do seminário, que foi do Museu de Arte Contemporânea (MAC), no Ingá, até o Museu de Arte Moderna (MAM), no Aterro do Flamengo, no Rio, onde acontece a Cúpula dos Povos, um dos eventos do Rio +20.
Na terça-feira (19), participei de uma palestra sobre ciclocidadania, na Imprensa Oficial, no Centro de Niterói, onde foi possível refletir a mobilidade urbana e a inserção comunitária através do uso de bicicletas.
O projeto de uma nova ciclofaixa da Grota do Surucucu, em São Francisco até as Barcas, passando pela Avenida Roberto Silveira, deverá implantado em breve. Ao todo, são 18 quilômetros de ciclofaixas, cinco quilômetros de ciclorrotas, que são caminhos, sinalizados ou não, que demarcam a rota recomendada para o ciclista e quinhentos para-ciclos (estacionamentos para bicicletas) distribuídos pelo município. Este é um dos temas pelos quais também milito desde 2001, e que resultou, inclusive, no Estatuto da Bicicleta para Niterói.
Recentemente tivemos no Rio de Janeiro a inauguração do primeiro sistema BRT do Estado. O modelo segue em fase de teste até o dia 23, mas já representa um avanço na vida de muitos cidadãos que utilizam esse meio de transporte. Assim, como o projeto da Linha 3 do Metrô que em breve sairá do papel e evidencia que conceitos como mobilidade urbana e transporte sustentável estão na pauta das políticas públicas atuais.