Novamente venho escrever sobre o Centro Cultural Aldeia de Arcozelo, patrimônio de Paty de Alferes. Semana passada, estive visitando a cidade junto com o governador Sérgio Cabral e durante esta passagem anunciou seu interesse em investir na recuperação do Aldeia de Arcozelo. Enfim, este projeto pelo qual tanto venho lutando, tem agora grandes chances de sair do papel.
A Aldeira do Arcozelo foi criada por Paschoal Carlos Magno, grande militante cultural que dedicou sua vida a levar a arte para o interior fluminense. Com sua morte, o Centro Cultural passou a ser administrado pela FUNARTE (Fundação Nacional de Arte), do Ministério da Cultura, mas, hoje, encontra-se em estado de total abandono.
Paschoal ergueu o Teatro Renato Vianna, além de duas galerias de arte, biblioteca, restaurante, bar e uma área de hospedagem para participantes de eventos realizados no local. Não podemos permitir que tamanha beleza e potencialidade simplesmente desapareçam.
No momento, a secretária de Estado de Cultura, Adriana Rattes, negocia com o Ministério da Cultura a assinatura de um protocolo de intenções visando formalizar uma parceria entre Governo do Estado e o MinC em benefício do Aldeia de Arcozelo. Com o apoio do MinC e do Governo Cabral, sei que conseguiremos rever este quadro.
É fundamental a preservação deste espaço. A população de Paty e da região Médio Paraíba merece ter acesso à cultura e ao conhecimento. O meu empenho é certo. Estamos juntos nessa luta!