Está no ar (na internet), o blog Niterói em Movimento do meu amigo Bruno Dutra. Lá, vocês vão encontrar vários textos sobre acessibilidade e mobilidade. E a ideia de construir um blog sobre esses temas foi bem pessoal. Ele é cadeirante.
Bruno sofreu um acidente há 12 anos quando tinha apenas 18 anos de idade. Como todo jovem, saiu para ir a uma festa com amigos, bebeu e virou a madrugada acordado. Mas ele tinha aula no dia seguinte e resolveu ir assim mesmo para o colégio. Para não chegar atrasado, pegou a sua moto, mas não chegou ao destino. Encontrou antes um caminhão.
Ele ficou quatro meses no hospital. Quando conseguiu voltar à rotina, descobriu que o colégio não estava preparado para receber um cadeirante. Perdeu o ano escolar e precisou mudar de instituição para concluir o ensino médio.
Dia a dia as dificuldades foram aparecendo: falta de estrutura urbana para locomoção, falta de estrutura dos estabelecimentos para recebê-lo, falta de respeito das pessoas ao estacionarem nas vagas preferenciais. De repente, Bruno, que era totalmente independente, passou a depender das pessoas para sair de casa. Triste, optou pela reclusão. Ficou oito anos sem sair.
Sua história mudou quando bateu a solidão. Percebeu que estava ficando sem vida social. Teve a ideia de procurar a Associação Niteroiense de Deficiente Físico (Andef). Começou a fazer atividades esportivas e, logo depois, a trabalhar. Foi convidado pela fundadora Tânia Rodrigues a participar da Secretaria de Acessibilidade de Niterói.
Certo dia, alguns representantes da Secretaria de Estado de Governo foram até a Andef em busca de pessoas com o mesmo histórico de Bruno para iniciar uma grande campanha para conscientizar as pessoas sobre as consequências da mistura entre bebida e direção. Era o início da Lei Seca. Bruno foi um dos selecionados e, por um acaso, acabou sendo convidado para se tornar o garoto propaganda do primeiro comercial do programa.
Bruno continua trabalhando na Lei Seca. Mas resolveu utilizar o potencial da internet para ampliar suas ações de conscientização. E o blog veio a ser uma importante ferramenta de divulgação da sua experiência para os outros. Lá, há também muitas informações sobre equipamentos, eventos e reportagens sobre acessibilidade e mobilidade.
A história Bruno é um exemplo de que certas situações não representam o fim, mas um novo caminho.