A população de Teresópolis teve um dia de vitória ontem com o afastamento por 90 dias do prefeito da cidade Jorge Mário Sedlacek. Ele é acusado de desviar o dinheiro destinado à recuperação das áreas atingidas pelo temporal de janeiro e cobrar propina de empresários sobre o valor dos contratos de engenharia e serviços para o mesmo fim.
Na hora da votação, o povo se aglomerou na entrada da Câmara e aguardou em silêncio o anúncio. Pressionados pelos protestos e pelos fortes indícios encontrados pelo Ministério Público Federal, os vereadores decidiram, por unanimidade, afastar o prefeito do cargo e criaram uma comissão que vai avaliar uma possível expulsão.
O MPF está investigando a meses os contratos da prefeitura de Teresópolis. Entre as denúncias, está a contratação da empresa RW que antes das chuvas era uma locadora de vídeo. A RW foi contratada para remover barreiras e desobstruir vias após o incidente.
É desumano se aproveitar de uma tragédia, considerada a maior tragédia natural do Brasil, em benefício próprio. A população brasileira já não tolera mais a velha forma de fazer política que só trava o desenvolvimento do Brasil. E esse fato mostra que as coisas estão mudando. As denúncias estão mais acessíveis ao público e as punições estão começando a aparecer.