Nos últimos dias, importantes canais de notícia do país passaram a fiscalizar a atuação dos parlamentares na Câmara dos Deputados. Ontem, o UOL Notícias apresentou a disparidade na utilização da cota parlamentar entre os representantes eleitos pelo povo. Hoje, o G1 divulgou um índice das presenças e faltas dos deputados.
As reportagens são uma reação da mídia à velha maneira de fazer política no Brasil. Nos dois casos, o colega José Antônio Reguffe (PDT-DF) foi muito bem citado. Ele é uma prova de que a mudança é possível. Como ele, existem outros e de outros partidos que merecem o apoio de quem realmente quer políticos mais sérios nos representando.
Notícias assim deveriam ser mais frequentes para que as pessoas tenham a oportunidade de conhecer aqueles que agem com responsabilidade. Mas é preciso lembrar sempre que os políticos não governam sozinhos. Por isso, é tão importante a participação popular, nem que seja para mostrar que está atento, fiscalizando. Acompanhar pela imprensa só não basta. A mudança é um trabalho em conjunto que não se restringe ao período de eleição.