Linha do Tempo
Home | Linha do Tempo
Com apenas 9 anos, Felipe funda, na garagem de sua casa, um comitê mirim na eleição de Darcy Ribeiro para governador.
Com 17 anos, é eleito presidente do grêmio estudantil, após realizar projetos de coleta seletiva na escola e na Lagoa de Piratininga.
Felipe se emancipa e funda uma empresa de tecnologia da informação criando o 1º portal de Niterói na internet.
Aos 21 anos, é convidado para o cargo de subsecretário regional de Icaraí, constrói sua sede e faz dela o 1º órgão da Prefeitura de Niterói na internet. Felipe também passa a liderar o Movimento Niterói com Segurança.
Felipe é eleito vereador em Niterói com 23 anos, apresentando projetos voltados para os estudantes, para a preservação das lagoas da Região Oceânica e para a retomada do processo de planejamento urbano. Nesta época, ele se forma em Administração pela UFF.
Felipe ajuda a implantar o policiamento comunitário na cidade e aprova seu primeiro projeto de lei em favor do meio ambiente – a proibição de construções no costão da Lagoa de Piratininga.
Dos 26 aos 27 anos, Felipe torna-se secretário da Região Oceânica, promove a retomada da limpeza de rios e canais na região e assina o convênio para a construção do novo quartel do Corpo de Bombeiros. Ele também inaugura a Estação de Tratamento de Esgotos de Itaipu e começa a construção da Unidade de Saúde Mário Monteiro, inaugurada no ano seguinte. Em 2004, é reeleito como vereador pelo 2º mandato.
A partir dos 28 anos, Felipe assume a presidência da Comissão de Segurança Pública da Câmara Municipal de Niterói e dá inicio ao Movimento Niterói Praia Limpa. Felipe também aprova a criação do Conselho Municipal de Juventude e torna-se presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal.
Com formação em Administração pela UFF, Felipe cursa pós graduação em Direito Público pela OAB. Mais tarde, ele completa sua segunda faculdade, em Direito pela UNILASALLE.
Em 2008, é reeleito para o 3º mandato com 8.206 votos, sendo considerado, até hoje, o vereador com maior número de votos da história de Niterói. Durante seus mandatos na Câmara, Felipe aprovou mais de 100 leis e presidiu importantes Comissões, como a do Foro e Laudêmio e a da Linha 3 do Metrô
Felipe faz várias conquistas para o meio ambiente: cria o Parque Municipal da Água Escondida, publica a lei de reuso de águas pluviais e faz o Estatuto da Bicicleta entrar em vigor.
Aos 33 anos, Felipe é eleito deputado estadual e despede-se da Câmara Municipal como o vereador mais atuante e fiscalizador de Niterói.
Em 2011, assume a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca, e promove a reestruturação de dois órgãos do Governo do Estado que não recebiam investimentos há mais de 20 anos: a CEASA e a FIPERJ.
Felipe realiza o 1º concurso público da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj) em mais de 20 anos. Além disso, ele implanta o primeiro Censo Pesqueiro da história do estado, o programa Saúde do Pescador, a campanha De Olho no Peixe e 12 escritórios no interior do estado. Felipe também recupera três unidades de ensino e pesquisa e desenvolve o Projeto Cidade da Pesca.
Com Felipe, a Ceasa RJ quita a dívida do IPTU e finaliza o primeiro ano com lucro na sua história. Além de inaugurar o Pavilhão das Flores e o Pavilhão da Couve-flor na Ceasa, Felipe também promove a reforma da infraestrutura da Caixotaria e implanta o projeto Banco de Alimentos na Ceasa, responsável por beneficiar mais de 36 mil pessoas.
Na área de desenvolvimento regional, Felipe elabora o projeto de drenagem para a Região Oceânica, apresenta o Plano Diretor de Estruturação Territorial Leste Fluminense (PET-Leste) e cede terreno da Ceasa para construção do Fórum do Colubandê e do quartel do Corpo de Bombeiros do Colubandê.
Em 2012, Felipe é candidato a prefeito de Niterói, chegando ao segundo turno da eleição municipal, com 119.205 votos, correspondente a 47,45% dos votos válidos.
Em 2015, Felipe assume a Secretaria de Estado de Saúde e cria a Corregedoria para combater a corrupção em licitações e contratos. Realiza campanhas de conscientização sobre o autismo, doação de sangue, luta contra a sífilis, e combate à Dengue, Zika e Chikungunya, entre outros temas. Ao longo do ano, Felipe entregou 170 carros a 91 municípios para o combate ao Aedes Aegypti.
Na Saúde, Felipe promove a construção de 10 unidades de Clínicas da Família e implanta a Regulação Unificada de leitos hospitalares no estado, para combater a interferência política em internações. Felipe também foi responsável por levar, a diversas cidades do estado, unidades móveis para realização de exames como Mamografia, Ultrasonografia Mamária, Biópsia Mamária, Ressonância Magnética e Tomografia Computadorizada.
Em 2016, Felipe se candidata ao cargo de Prefeito de Niterói pela segunda vez e obteve 92.205 votos no segundo turno, com 41,41% dos votos válidos. Seu programa de governo reuniu 200 propostas com a colaboração de quase dois mil niteroienses.
Felipe inicia a pós-graduação em Gestão de Projetos na FGV e volta a trabalhar com planejamento urbano através da Coordenação de Integração Metropolitana. Ele Lança o Projeto Rio Metropolitano, que promove a integração entre a capital e os demais municípios nas áreas de transporte, habitação, saneamento, meio ambiente, segurança e saúde.
Nas eleições de 2018, Felipe foi candidato a deputado estadual e ficou na primeira suplência do PSD.
Felipe volta a empreender, fundando sua empresa de assessoria, atuando durante esses últimos três anos no setor privado, com soluções para Cidades Inteligentes (Smart City).
Felipe tem sua primeira experiência como professor. Convidado a ministrar aulas para pós-graduandos em Administração Pública da UFF.
Felipe conclui MBA em Gestão de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Felipe foi candidato nas eleições municipais de 2020.
Felipe foi convocado a assumir o cargo de Deputado Estadual em 2021.
Assumiu a Coordenadoria de Cidade Inteligente da Prefeitura do Rio a partir de agosto.
Felipe foi candidato à Deputado Federal em 2022.
Felipe assume a Subsecretaria de Estado de Energia e Economia do Mar, à convite do deputado federal Hugo Leal.