Falar de números positivos que refletem os avanços na área da saúde, me deixa muito feliz. Dessa vez, gostaria de compartilhar com vocês esta excelente notícia: as unidades móveis de diagnóstico por imagem do Governo do Estado estão perto de registrar a marca recorde de 200 mil exames em seus seis anos de funcionamento. Isso é fantástico! Sempre acreditamos que o mais importante é prover o acesso à saúde pública de qualidade. Não é porque é público que tem que ser ruim. Muito pelo contrário! Se é público, tem que ser bom! E esse lema é levado a sério na minha gestão. Essas unidades itinerantes percorrem todo o estado, possibilitando que todos tenham acesso à medicina preventiva e ao diagnóstico por imagem. Atualmente, a frota conta com dois tomógrafos, uma ressonância magnética e um mamógrafo móvel, reunindo investimentos de R$ 13,4 milhões. A marca de 200 mil exames, que será alcançada nas próximas semanas, é inédita no país.

Além das unidades móveis, a população fluminense ganhará em breve, o Rio Imagem II, que está sendo erguido em Niterói, e atenderá toda a Região Metropolitana e interior. Ele funcionará nos moldes do Rio Imagem I, localizado no Centro do Rio, e contará com uma moderna infraestrutura e equipamentos de ponta. E o melhor: será totalmente gratuito.

Outra prioridade, no momento, é aumentar a cobertura de atenção básica nos municípios. E temos conseguido, através das Clínicas da Família. São 18 unidades espalhadas por vários municípios do estado. Nela, o cidadão recebe acompanhamento médico contínuo, próximo da sua casa e com profissionais especializados em saúde da família. É por meio delas que acontecem os diagnósticos precoces e tratamentos crônicos, evitando o agravamento das doenças e diminuindo assim o tempo de espera nas emergências hospitalares.

Sabemos que ainda há muito por fazer, pois nosso objetivo é a excelência. Buscamos sempre o melhor para garantir o bem-estar da população e isso não vai parar. É isso que nos motiva a continuar nesse desafio. Quando recebi o convite para assumir a Secretaria de Estado de Saúde, tive a certeza de que é possível levar saúde pública de qualidade a todos do nosso estado. Este é e continuará sendo meu principal objetivo: saúde acessível, gratuita e de qualidade.

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM

Deixe uma resposta

sete + 17 =

Fechar Menu