PSB-Niterói rumo à construção do programa de governo colaborativo para a cidade

Partido promoveu seminário para apresentar propostas debatidas nos últimos dois meses, em 22 reuniões com a população

Em seminário aberto à população, o PSB-Niterói apresentou neste sábado, 23, os resultados dos debates promovidos nos últimos dois meses, em 22 encontros com representantes dos mais diversos segmentos da sociedade visando à construção do programa de governo do partido para a cidade, a ser entregue ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) no próximo dia 5. Realizado no auditório da Unilasalle, o evento reuniu mais de 150 pessoas, entre elas alguns dirigentes do PSB, como o ex-governador e ex-senador Renato Casagrande, presidente da Fundação João Mangabeira (FJM), entidade que desenvolve ações com foco na formulação de políticas públicas e difusão de boas práticas de gestão. 

Uma das ações da FJM é a chamada Agenda Niterói, estratégia nacional do partido para a construção de programas colaborativos. O seminário foi o recurso adotado pelo PSB-Niterói para divulgar as dezenas de propostas consolidadas nas 22 reuniões da Agenda que tiveram como lema “Cidadania Ativa, Cidade Inclusiva” e servirão de base para o programa de governo da cidade. O evento foi prestigiado também por Joilson Cardoso, membro da Executiva Nacional do partido, e pelo deputado federal Hugo Leal, que assumiu recentemente a presidência da Executiva Estadual.
– Fico muito feliz em ver esse auditório cheio, repleto de esperança e perspectiva, levando ânimo aos desacreditados. É estimulante ver esse resgate da política, do seu conceito de prática do servir, e não ser servido. Este encontro é prova do fortalecimento do partido no Rio e sinal de que aqui há renovação, há caminho para a mudança. Vemos aqui a essência de um trabalho sério, que deixa de lado a política do eu sozinho, pois Felipe é líder, e não chefe. Justamente o que precisamos para mostrar que Niterói não tem cacique, não tem dono, mas sim liderança – afirmou o deputado Hugo Leal.

Números – À frente do projeto que deu vida à inédita versão niteroiense da Agenda Niterói, o arquiteto urbanista Carlos Krykhtine divulgou alguns dos números alcançados nas 22 reuniões, 14 delas temáticas que resultaram em ricas discussões sobre os mais diversos assuntos, e as outras oito regionais, contemplando todos os bairros da cidade.
– Tivemos mais de 70 grupos de trabalho com a média de seis pessoas, em frentes que envolveram centenas de representantes da população em geral, com a intermediação de especialistas das mais diversas áreas. Foram debates riquíssimos que resultaram no preenchimento de cerca de três mil fichas apontando problemas e sugerindo soluções para Niterói, expressas em 240 propostas nas reuniões temáticas e mais de 700 nas regionais, a maioria para as áreas de transporte, saúde, urbanização e segurança, o tema mais debatido em todos os 22 encontros – resumiu o urbanista Krykhtine.

Presidente municipal do PSB e pré-candidato à prefeitura de Niterói, Felipe Peixoto defendeu a importância da participação popular para a implementação de um governo verdadeiramente colaborativo. “Sempre fui adepto de um modelo de governo fundamentado na participação da sociedade. Como vereador, aprovei um projeto de lei pioneiro no país, o Estatuto da Bicicleta, com contribuições da população por meio de uma ferramenta também inédita, o Wikimandato. A Agenda Niterói reforça nossa forma de governar, envolvendo a população em um amplo processo que vai muito além dos moldes tradicionais, onde o cidadão comparece à audiência pública para legitimar algo já pronto. Defendemos algo de fato construído em conjunto com quem vive a cidade. Só assim teremos mudança, só assim teremos uma Niterói limpa, com uma administração transparente e qualidade de vida para todos”, disse Felipe Peixoto.

A exemplo de muitas das centenas de pessoas que acompanharam a Agenda Niterói, a advogada Elizabeth Teixeira Lopes participou de algumas reuniões temáticas e da regional do Fonseca, bairro onde mora, elogiando a iniciativa do PSB.- A demonstração da vontade de realizar uma gestão participativa com a população é extremamente positiva e deixa pra gente, o povo, a esperança de uma Niterói melhor. Foi muito bom e importante ver a população realmente se despir de qualquer preconceito e pré-conceito e expressar suas necessidades, preocupações e anseios – destacou a advogada.

Felipe Peixoto

Durante seus mandatos, Felipe aprovou mais de 100 leis e presidiu importantes Comissões, como a do Foro e Laudêmio e a da Linha 3 do Metrô. Como Secretário de Estado, Felipe foi responsável por inúmeras realizações e projetos que beneficiaram todas as regiões do RJ. 

 Leia mais sobre Felipe

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Palavra-Chave

  • Tipo

  • Tema

  • Ano

  • Cargo

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM